6 de dez. de 2007

Contas pelo avesso


- As contas anexadas ao Edital de Convocação da AGE de 15 de dezembro NÃO foram apresentadas à diretora financeira, portanto, NÃO foram aprovadas. O Balanço Patrimonial (que só tem ativo!) também não é do conhecimento da diretora financeira, muito menos a contabilização pois não temos uma empresa de contabilidade contratada.
- A manutenção do painel eletrônico da bomba d´água foi “efetuado em caráter emergencial” por puro descaso, pois a sra. Marta tinha conhecimento do problema 30 dias antes.
- Durante o processo de levantamento de custos de uniformes, a CeK do sr. Carlos Pereira apresentou proposta. Um dos orçamentos era melhor do que o da CeK, mas mesmo assim o do sr. Carlos foi aprovado pela sra. Marta. As diretorias financeira, social e conselho questionaram inclusive a qualidade do produto, não aprovaram, mas foram desconsideradas, como de praxe.


De volta ao passado
E-mail enviado às diretorias financeira e social e conselho fiscal pela sra. Marta para “análise” da resposta da ATIPASS à proposta do Rheata . Note bem: nós não “efetuamos” a proposta do Rheata. Por sinal, nem a conhecemos. Solicitamos diretamente ao advogado da Associação, porém nada conseguimos.

Marta,
Abaixo a resposta do Dr Luiz da nossa proposta.
Carlos Pereira
C&K Uniformes e EPI?s

Boa Tarde Carlos,

Estive analisando a proposta efetuada pelo Rheata para retomarmos o contrato que foi rescindido, até o seu término, porém, a mesma se torna totalmente inviável, porém, apresentamos uma proposta que consideramos justa, nos termos do contrato.

Primeiro, devemos ressaltar que, nos meses de Setembro e Outubro, como o Rheata não nos informou até a presente data para quem deveriam ser substabelecidos os processos, por uma questão ética, nosso Jurídico continuou dando andamento nos processos para não haver nenhum prejuízo, portanto, deveria no mínimo serem pagos os valores previstos no contrato de 3 salários mínimos pela atuação do jurídico.

Quanto a ATIPASS efetuar pagamentos nos meses de Dezembro a Março/2008, finalizando o contrato, não vemos qualquer problema que seja retomado o contrato para este período.

Todavia, após o término do contrato com a ATIPASS em Março, para que o Jurídico continue atuando nos processos, seria necessário a exata observação e cumprimento do previsto no contrato, especialmente no tocante às cláusulas 2.1 a 2.7, visto que isto é disposição contratual, e ainda que venha a se discutir rescisão ou não, o que está no contrato, foi pactuado e deve ser cumprido, e disto, não abrimos mão.

Precisaríamos ainda ter uma definição quanto aos casos que se encontravam no departamento jurídico quando da rescisão, se as ações seriam por nós ajuizadas, ou se iríamos então receber os honorários de cobrança destas unidades e outro advogado é quem irá ajuizar as ações.

Caso o Rheata concorde, apenas e tão somente em cumprir o que está no contrato, entendemos que não haverá problema para retomarmos e cancelarmos a rescisão efetuada, porém, se a intenção é modificar o que está no contrato, então acho melhor nem perdermos tempo discutindo isto.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Luiz Ribeiro

(Para reflexão: após analisar o relatório da auditoria, fica a pergunta: manter o contrato é manter todos os desacertos praticados por essa administradora e pelo diretor-presidente anterior que nos levaram à situação que o Rheata vive hoje?).

E-mail enviado à sra. Marta:






Infelizmente, após a renúncia do Sr. Carlos, a nossa Associação está sem rumo, apesar de tudo o que foi relatado na Assembléia do dia 12/10/2007, ainda mais, por falta de contratação de uma Administradora que possa gerenciar a Associação e tomar todas as providências, nas áreas fiscais, previdenciárias, trabalhistas e legais.
Portanto, em decorrência do tempo que já passou (alguns meses), sem qualquer providência para uma boa administração, deve-se delegar todas as funções para pessoas que, realmente tenham conhecimento e poder para administrar de forma correta, sem causar qualquer prejuízo para a Associação, como ocorreu na gestão do Sr. Carlos e ainda, vem ocorrendo, como por exemplo, a falta de recolhimento do INSS, FGTS sobre a folha de pagamento, pagamentos de prestadores de serviços, sem o devido recolhimento de encargos e tributos; aquisição de material, sem a devida Nota Fiscal; ausência das Declarações do Imposto de Renda da Associação e, de Balanços, desde sua fundação e, remuneração do diretor (a) Presidente da Associação, indevida, por tratar-se de Associação sem fins lucrativas, com extensão para Fundações e ONG-Organizações Não Governamentais, de acordo com a legislação.
Conforme acima exposto, deve-se refletir a respeito para que, no futuro, não tenhamos problemas ainda piores. E todos aqueles que criaram problemas que resultaram em prejuízos deverão responder por seus atos e arcar com os prejuízos causados para a Associação, seja por via amigável ou judicial.

Atenciosamente,

Natale Russo






Bem antes disso tudo fizemos orçamentos com quatro administradoras, duas excelentes, com porte para atender o Rheata nas questões de pessoal, jurídico, administrativo, logístico e financeiro, conta da Associação ou conta pool com seguro, muita experiência no mercado e boas referências.

http://www.adcip.com.br/

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