20 de dez. de 2007

Dengue: cuidado com a piscina

As piscinas devem ser mantidas limpas e cloradas semanalmente. Só assim não serão focos para o mosquito da dengue. As piscinas portáteis para crianças, quando não usadas, devem ser mantidas secas e guardadas. E se a piscina for do vizinho? Verificar com o proprietário se ela é mantida limpa e clorada. Se não, ensiná-lo a fazer isso. Quem não dispõe de tempo para esse cuidado SEMANAL deve esvaziá-la completamente e mantê-la tampada com madeirite ou, se não for possível esvaziá-la, colocar uma lona em cima.
De acordo com Maurício Ferreira, diretor social da Nova Rheata, as áreas comuns são vistoriadas e limpas pela Associação. Porém, cabe a cada um dos proprietários fazer uma avaliação rigorosa da sua propriedade para eliminar qualquer foco que possa existir.


Locais considerados criadouros de mosquito: caixas de descarga, aparelhos sanitários, cuias, pilões, embalagens plásticas, tampas de garrafas, regadores, bacias, baldes, pias, registros de água, jarros de flores, depósitos de geladeiras, pisos de porões, diques de garagens, calçamentos irregulares, latas, cascas de ovos, folhas de flandres ou de metal, telhados de zinco, sapatos abandonados, bebedouros de animais, pneus, garrafas vazias, porta-vasos, entre outros.

(e-mail de Marta para Ivane em 20/12/07)

Precisamos fazer uma campanha para conscientização e fiscalização de água parada, temos fiscais na cidade fazendo esse trabalho constantemente, já sabemos que Boituva passou por uma epidemia em fevereiro a julho 2007 onde tivemos 73 casos de dengue registrados na cidade de Boituva. Quando eu assumi no começo de julho, fiz reunião com + ou - 90 prestadores de serviços alertando sobre o risco e a necessidade de cada um fiscalizar seu local de trabalho. Não poderemos dedetizar o loteamento para esse respeito, pois dedetiza-se só quando há caso comprovado de dengue nas proximidades, e no Nova Rheata não tem nenhum caso registrado, quando dedetiza o mosquito ganha resistência ao veneno, dificultando o combate futuramente. A vigilância sanitária (15) 3263-5180 já fez diversas fiscalizações no Rheata neste ano, chegou a colher amostras de larvas encontradas no loteamento, as mesmas foram levadas para analise e constatou-se que não era o mosquito da dengue, embora seja muito parecido .....Mas no caso de acharmos piscinas abandonadas, poça de água parada, foco com larvas, precisamos chamar a vigilância .... É só vc me dizer onde é o problema, que eu ligo e aviso a vigilância imediatamente ou se preferir o telefone está acima mencionado. Precisamos fazer também uma campanha para fiscalização de restos de materiais de construção, telhas, madeiras que ficam guardados em local não apropriado, tornando-se local perfeito para escorpião, cobras, ratos etc .... ´´ para isso podemos fazer a dedetização preventiva nas áreas em comum ``

VIGILÂNCIA SANITÁRIA : (15) 3263-5180

Nenhum comentário: